A Psicologia

Terapia Cognitivo Comportamental

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

 

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento de investigação clínica cujo objetivo é esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional. Consiste na utilização de exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas, como testes, invetários e escalas. É um processo complexo e como tal, é fundamental que se conheça aspectos relevantes da vida pregressa do paciente, bem como os dados que fundamentem a formulação de hipóteses de trabalho para, em seguida, selecionar as estratégias adequadas para a avaliação.

Usualmente são avaliadas as funções da atenção, consciência, memória, linguagem e inteligência

A Avaliação Neuropsicológica deve ser utilizada como exame complementar ao diagnóstico e intervenção clínica, e entendida como uma avaliação dinâmica do funcionamento do avaliado (a).

 

 

 

 

 

Anúncios